sábado, julho 08, 2006

São João da Caparica e Cova do Vapor em vias de extinção





Caros leitores e amigos, hoje o tema é de foro geográfico.
Algurem onde o Atlântico se confunde com o RioTejo, num local chamado "Cova do Vapor" existe a mais bem localizada estância de turismo permanente de Portugal.
Muitos poucos conhecem essa pérola da ilegalidade camarária (A Câmara Municipal de almada "desconhece" a sua existência... mas para falar de política, escolho um dia apropriado para isso)

Pois bem, consta que em tempos idos dos anos 40 se conseguia ir a pé até perto do farol do Bugio. Entretanto, para ser feita a doca do poço do bispo em Lisboa, foram roubados à natureza uma quantidade inimaginável de areia. Nos anos seguintes, devido à fragilização da zona por essas mesmas dragagens, o mar começou a invadir a terra, ano após ano, entre a cova do vapor e a Costa da Caparica. Quem tiver por volta de 60 anos deve-se lembrar bem do que falo.

Entretanto, eu não era ainda nascido nessa época mas desde que eu me lembro de frequentar a zona, já vi desaparecerem completamente as praias de São João da Caparica e ver a cova do vapor ser quase engolida pelo mas, não fossem os fortes esporões e muralhas de pedra aí existentes.

Acredito que mais cedo ou mais tarde a Costa e a zona envolvente irá desaparecer pelas seguintes razões:
1 - A Natureza é mais forte que o Homem
2 - Quando o homem decide combater a natureza, ele planeia, estuda, gere e acha uma solução em tempo útil para tentar salvar a povoação.
3 - Se pensarmos que o Homem que tem a responsabilidade de fazer alguma coisa para salvar a Costa é o nosso bem conhecido TUGA, então não há esperança.
Vejamos os atrasos, entraves, engodos, atrapalhações e desperdicio puro de dinheiros e tempo que tem acontecido no programa pólis. Nem o relógio com a contagem decrescente para o fim do projecto funciona!!!
4 - Deviamos ser Holandeses... esses no século XVI já fizeram mais pelo pais deles que nós nunca conseguiremos fazer aqui.

Deixo aqui umas fotos comparativas com a distância apenas de 9 anos (1996 e 2005)
(Agradecimentos são devidos ao CNIG e ao Google Earth)

(clicar na imagem para aumentar)



1996 - Cova do Vapor e São João da Caparica. Nota-se um imenso areal e uma ilha ao largo da cova do vapor. no estacionamento vemos as zonas cobertas que na altura justificavam ter de se pagar 50 escudos penso eu, de estacionamento. Vemos os bares assentes na praia bem longe do mar.






2005 - Cova do Vapor e São João da Caparica. Toda a areia desapareceu e o mar avançou até junto dos esporões e em alguns locais invadiu mesmo a mata junto aos parques de campismo.






1996 - Cova do Vapor ao detalhe. Reparem que dava para passar a pé por fora do primeiro esporão. Eu próprio passei ali de bicicleta muitas vezes.






2005 - Cova do Vapor e São João da Caparica - Está indicado a distância que o mar avançou desde 1996. Os bares desapareceram e de estacionamento coberto nem rastros. PAra que se paga actualemtne 2 euros pergunto eu!!??? Certamente para sustentar o bolso de alguém, à boa tradição do tuga, em vez de se investir na concessão.





4 Comments:

Blogger balexandre said...

tu andaste foi a tirar fotografias com maré alta e maré baixa :-P

11 julho, 2006 07:51  
Anonymous Anónimo said...

É uma realidade a erosão maritima na Cova do Vapor. Durante 20 anos, passei um mês de férias na casa da minha tia, e esta ficava mesmo em frente ao mar. Tinha como título "A pousada da sexta felicidade" mesmo ao lado de um parque de merendas, que ficava perto do bar Atlantico. Tenho muitas fotografias com as várias alterações que o lugar sofreu.
Após 10 anos fui visitar novamente este lugar, ou seja este ano. Fiquei muito triste porque a casa que tinha sido da minha tia, já não existia mais, o novo dono fez uma completamente diferente. As casas estavam mais degradadas e o mar tinha avançado muito e a pequena praia que ficava mesmo em frente á casa quase não existe. Penso que um dia, da Cova do Vapor, só vão existir fotos e recordações. Se ninguém competente tomar medidas.

28 fevereiro, 2009 16:58  
Anonymous sebastião said...

Sou estudante de arquitectura paisagista a realizar o trabalho de fim de curso sobre A cova do vapor. As vulnerabilidades que enfreta não só do ponto de vista ambiental mas também social e económico obrigam a um estudo que legitime esta ocupação e a torne viavel no futuro. Se não se realizar este estudo corremos o risco de um projecto pin, ou um resort, ou novas urbanizações acabarem com a história deste povoado, e fragilizarem ainda mais este ecossistema sobre o signo de um desenvolvimento dito «falsamente» sustentavel. Será que algum de voz tem informação bibliografica que me possa ceder sobre a cova do vapor, nomeadamente história e evolução, dados demográficos e de ocupação das populações, fotografias?...
com os o melhores cumprimentos:
sebastião santos

03 setembro, 2009 16:48  
Anonymous francisco bessone said...

assustador :S

17 março, 2010 18:27  

Enviar um comentário

<< Home